Não se trata de um
código de ética, e de nenhuma forma se deve referir à Prova Quádrupla como um
código. É apenas um meio conveniente de medir aquilo que pensamos, dizemos ou
fazemos, consistindo de quatro curtas interrogações:
1- É a VERDADE?
Embora livres para afirmar ou negar, não temos o direito de falsear a
verdade.
2 - É JUSTO para todos os interessados?
Na igualdade de tratamento, provamos o nosso espírito de justiça.
3 - Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
Para criarmos boa vontade e conquistarmos melhores amizades, devemos provar o
nosso desejo de servir, mesmo que isto nos custe muito trabalho e dedicação.
4 - Será BENÉFICO para todos os interessados?
Beneficiar uns poucos é fácil; o importante é levar a todos o benefício de
nossos atos.
COMO
SURGIU A PROVA QUÁDRUPLA?
A Prova Quádrupla foi
concebida em 1912, no auge da grande depressão econômica nos Estados Unidos,
pelo rotariano Herbert J. Taylor, do Rotary Club de Chicago, que mais tarde
tornou-se presidente do Rotary International, quando Rotary comemorava o seu 50o
aniversário de fundação (1954-55).
Encarregado pelos
credores da Club Aluminium Company, de evitar a falência da empresa, Herbert
aceitou o desafio e procurou um meio de ressuscitá-la; para isso, mentalizou
conciso roteiro de boa conduta, que pudesse ser usado pelos trabalhadores da
companhia.
Os quatro chefes de
departamento de Herbert, o primeiro um católico romano; o segundo, um seguidor
da ciência cristã; o terceiro, um judeu ortodoxo; e o quarto um presbiteriano,
chegaram todos à conclusão de que a Prova Quádrupla não somente coincidia com a
suas crenças religiosas, mas também proporcionava um valioso padrão para as
suas vidas particulares e profissionais.
Escrita com
simplicidade e por isso fácil de ser retida na memória, a Prova Quádrupla
tornou-se a base das decisões da Club Aluminium. Logo os anúncios da companhia
foram avaliados através da Prova Quádrupla e afirmativas como "o
melhor", "o superior" e outras, foram substituídas por
descrições simples e concretas dos produtos. Todos os comentários contrários ou
prejudiciais aos concorrentes foram excluídos dos anúncios e dos folhetos de
vendas.
Foi solicitado aos
empregados da companhia que decorassem a Prova Quádrupla e assim, gradualmente,
ela se tornou, sob todos os aspectos, diretriz de orientação para todos os
negócios. Como resultado, desenvolveu-se um clima de confiança e boa vontade
entre representantes, fregueses e empregados, e a Prova Quádrupla foi louvada
por, progressivamente, melhorar a situação da companhia. Até 1937 o débito foi
pago com juros, e nos quinze anos seguintes, além dos dividendos pagos aos acionistas,
o seu valor patrimonial cresceu para quase dois milhões de dólares, quantia
muito significativa na época.
